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Segundo o filósofo francês Pierre Lévy, “a emergência do ciberespaço, acompanha, traduz e favorece uma evolução geral da civilização”. E com a comunicação institucional não foi diferente. Antigamente, os murais nos corredores das empresas eram a melhor maneira de se comunicar com os funcionários. Já no caso dos cliente, outdoors ou propagandas em revistas cumpriam a função.

 

Hoje, a internet e suas mídias sociais, por exemplo, aumentaram a gama de opções e trouxeram uma grande mudança: a comunicação deixou de ser unilateral e hoje o consumidor tem vez e voz. Com isso, a relação entre empresa e cliente mudou consideravelmente e, por mais que algumas empresas queiram, não tem como ignorar o fato de que, bem ou mal, você estará presente no meio digital.

 

Diante dessa realidade, facilmente podemos notar três diferentes perfis empresariais:

– Os que acham muito arriscado estar em mídias sociais, principalmente por acharem que o feedback dos clientes será negativo;

– Os que têm perfil em todas as mídias sociais e acham que isso é suficiente, ou seja, não mantém um relacionamento com o cliente;

– E o terceiro grupo que sim, está fazendo um bom trabalho de marketing digital nas mídias sociais.

Se você quer estar no terceiro grupo, confira as dicas a seguir:

 

  1. Defina seus objetivos e estratégias

Esse será o guia de todo o seu trabalho digital. Quer aumentar o número de visitantes do site? Ou quem sabe o objetivo é aumentar a base de contatos para manter relacionamento via e-mail? Pense na necessidade do seu negócio e, a partir disso, comece a traçar suas estratégias.

Outra dica importante: você não precisa traçar apenas um objetivo. Porém, para cada objetivo existe uma estratégia diferente.

 

  1. Descubra quem é seu público

Para trabalhar adequadamente a comunicação institucional é fundamental saber com quem sua empresa está falando. Qual a profissão do seu cliente ideal? Qual é a sua faixa etária? Quais atividades pratica durante o dia? E vale até mesmo dar um nome para essa pessoa.

 

A partir desse estudo você conseguirá pensar em que tipo de conteúdo é relevante para seu público e, consequentemente, produzir conteúdos com maior alcance.

 

  1. Seja transparente

Já que a comunicação passou a ser bilateral, é normal ter feedbacks tanto positivos quanto negativos dos seus consumidores. Mas, nós sabemos que as pessoas são a base de qualquer empresa e errar é humano.

 

Então, não tenha medo de dizer que falhou com o seu cliente. O mais importante é você saber reconhecer, arrumar e, claro, aprender com o erro para não repeti-lo.

 

  1. Foque em relacionamento, não em vendas

Suas estratégias de marketing digital devem estar focadas em aproximar sua marca do cliente, por isso o relacionamento é muito importante.

Aproveite as redes sociais para conseguir, por exemplo, opiniões sinceras sobre o seu produto/serviço. Isso fará com que o público perceba a sua preocupação em aperfeiçoar o negócio e também faz com que ele se sinta parte desse processo.

 

  1. Comunicação Interna também deve ser levada em conta

Assim como os clientes podem falar abertamente sobre o produto, os funcionários também podem. Um caso clássico que pode ser usado como referência é o da Domino’s Pizza. Dois funcionários gravaram e publicaram um vídeo em que todas as leis de higiene e saúde da empresa foram violadas durante o preparo da pizza.

 

A repercussão foi mundial e em pouco tempo o assunto já estava sendo comentado em todas as mídias sociais. A imagem positiva construída durante anos pela empresa estava sendo ameaçada por um vídeo de poucos minutos, produzidos por funcionários da empresa.

 

O resultado final foi positivo, já que com o pedido de desculpas pelo ocorrido a Domino’s conseguiu reverter o quadro. Porém, a lição que fica é: preocupe-se também com seu funcionário, ele será uma das principais referências do seu trabalho.

 

  1. Monitore e analise tudo!

Para cada objetivo existe uma métrica diferente, e esse será o único jeito de saber se a sua estratégia está dando certo ou não. Se seu objetivo é aumentar o acesso do seu site, veja se esse número subiu o que você esperava ou não.

 

O objetivo foi atingido? Se a resposta for sim, então continue por esse caminho. Mas, se a resposta for não, analise tudo o que você tem feito e veja onde está a falha.

 

Essas são as nossas dicas. Se você deseja aprofundar um pouco mais seu conhecimento nessa área, conheça o nosso Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional.

 

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