Cursos superiores a distância
autorizados pelo MEC


Por que curso você está interessado?


Ou procure na lista de cursos:

Alguns dos parceiros da UnisulVirtual:

 

Unisul em números

 
 
30760

Alunos matriculados
152432

Profissionais
já formados
72

Cursos
a distância
77

Polos
de apoio
52

Anos de
expêriencia
em educação
17

Anos de
oferta EAD

 

Por ser uma forma democrática de aprendizado, já que com as tecnologias é possível transpor algumas barreiras existentes no ensino presencial, a educação a distância (EaD) tem ganhado cada vez mais adeptos. Porém, apesar desse alto crescimento, alguns mitos permeiam esse assunto.

Para resolver ao menos parte destes questionamentos, separemos uma série de 5 mitos sobre a EaD. Confira quais são:

 

  1. O curso é mais fácil e posso estudar só quando tenho vontade.

Diferente do que muitos imaginam, estudar a distância (online) não é mais fácil do que o ensino presencial – e exige-se até mesmo mais disciplina e responsabilidade do aluno. Por isso, apesar da flexibilidade de estudar no horário e lugar que quiser, você não pode deixar de manter uma rotina de estudos.

 

  1. Os professores são menos qualificados que o ensino presencial e não são tão importantes para o processo de aprendizagem.

Assim como comentamos no nosso post Relação aluno x professor na EaD, o papel desse profissional – tanto no ensino a distância, quanto no presencial – é fundamental para o processo de aprendizagem. Sendo assim, não é possível ter um ensino de qualidade sem um excelente profissional atuando nessa área.

As habilidades pedagógicas requeridas são diferentes, mas o nível de qualificação exigido continua sendo alto.

 

  1. As avaliações da EaD são fáceis e não exigem tanto estudo.

Elas fazem parte de um processo fundamental no acompanhamento do desempenho de um aluno em sala de aula, por isso, não são fáceis e devem ser levadas a sério. Cursos com diplomas que não são aprovados pelo MEC – Ministério da Educação –, podem até liberar o uso de computadores e sistemas eletrônicos para a realização delas. Porém, assim como no ensino presencial, para receber o diploma do MEC é obrigatória a execução das provas presencialmente e com supervisão de um profissional.

 

  1. Os cursos a distância são apenas para quem não tem tempo e quer tirar um diploma fácil.

Se você tem pouco tempo disponível para estudar, a educação a distância pode ser uma boa alternativa. Porém, isso se justifica não pela facilidade do conteúdo programático, mas sim pela facilidade de você adaptar as horas de estudo a sua rotina de trabalho e casa. Assim, considerando os problemas de mobilidade de hoje em dia e a qualidade dos cursos ofertados, a EaD é uma excelente alternativa até mesmo para quem TEM tempo.

Sendo assim, os cursos a distância não são para quem quer uma formação superior de fácil acesso.

 

  1. Estudar em um computador pode distrair o aluno.

Estudar em um computador pode facilitar a vida de um aluno, já que ele terá acesso ao conteúdo que ele achar necessário buscar. Porém, caso o aluno seja uma pessoa que se distrai fácil com esse tipo de coisa, pode sim ser uma fonte de distração – assim como uma televisão ou até mesmo um livro pode ser.

 

Se você tiver mais alguma dúvida relacionada aos cursos a distância, já sabe né? É só entrar em contato através das nossas redes sociais ou acessar o nosso website.

 

Tagged on:     

Deixe uma resposta