Cursos superiores a distância
autorizados pelo MEC


Por que curso você está interessado?


Ou procure na lista de cursos:

Alguns dos parceiros da UnisulVirtual:

 

Unisul em números

 
 
30760

Alunos matriculados
152432

Profissionais
já formados
72

Cursos
a distância
77

Polos
de apoio
52

Anos de
expêriencia
em educação
17

Anos de
oferta EAD

A persistência é o caminho do exito!

– Charlie Chaplin –

Aquela matéria para estudar pode ficar pra depois, certo? Errado! Os dias são cansativos devido ao trabalho e ao fim só o que queremos é deixar as coisas pra depois e ficar mais tempo aninhado vendo NetFlix. Mas os estudos devem ter foco definido nos seus dias, já que são eles que constroem o seu futuro.

Cada vez mais procuramos uma desculpa para que o que deve ser feito não seja feito agora. Falta de inspiração, dinheiro, um dia nublado, muito sol ou a conjunção de Júpiter passando pela linha do equador fazendo sombra em Netuno ao lado esquerdo da lua.

Na década de 1980, apenas 37 anos atrás, para falar com um amigo você tinha que ir até a casa dele e se fosse telefonar teria que usar um orelhão (de ficha!). Para trocar o canal da TV teria que levantar do sofá e se preferisse ver um filme novo teria que ir buscar na locadora. Hoje com um celular você pode comprar um robô que fala com você e ainda lhe mostra os melhores filmes online. Vindo direto do Japão!

Melhor ainda, hoje com o celular você pode estudar e conseguir uma Graduação!

                     Mobilidade e Graduação

Com o advento da tecnologia para nosso conforto, nos acomodamos demais e, consequentemente, extraímos algumas motivações. Agora você não precisa mais sair de casa para frequentar uma Universidade. Mas ainda precisa se motivar para estudar, especialmente com a vantagem de estar em casa, perto da família.

Mas, como sabemos que o cansaço é intimo da preguiça, vamos te passar 4 dicas de motivação para estudar em casa (e um bônus de indicação de filme para você assistir depois dos estudos).

1 – Hábito – eu visto o hábito de estudar!

Você não tem severas dificuldades para realizar hábitos rotineiros. Sabe que precisa se alimentar, escovar os dentes e tomar banho quando necessário. Isso porque essas ações já viraram um hábito. O mesmo deve acontecer com os estudos.

Exemplo prático: Você só sai do trabalho depois de cumprir o horário ou a meta estabelecida. Da mesma forma, você só vai ver um filme ou fazer algo preguiçoso depois de estudar. Inclua os estudos nos deveres da sua rotina diária.

2 – Dificuldades – se é difícil, fica ainda melhor depois!

Somos experts em desculpas. Arranjamos motivos para não fazermos certas coisas que nos impedem de chegar ao prazer do ócio. E um destes motivos são as dificuldades. Pense menos nelas. As dificuldades existem para nos tirar do conformismo, não para nos desestimular.

Exemplo prático: Observe a dificuldade que se apresenta entre você e os estudos e pense logo na solução: não entendeu a matéria? Mande logo um whats ao seu colega. Está atrasado? Refaça seu cronograma de estudos. Precisa de orientação? Procure seu tutor no polo presencial.

3 – Futuro – Eu que escolho ou escolhem por mim!

Quer maior motivação que estudar para decidir o seu futuro? Se tudo parece difícil, pense nos resultados que este estudo vai lhe gerar: uma profissão, elevação social, qualidade de vida, conhecimento, etc.

Exemplo pratico: Faça um cartaz com no mínimo 4 motivos para você estudar. Agora coloque este cartaz em lugar visível. Sempre que o desânimo bater, releia o cartaz e tenha certeza que vale a pena!

                  Tudo vale a pena para o futuro

4 – Elogie-se – Eu me amo, eu me amo!

Saiba reconhecer o quanto você conquistou até agora. Não precisa se graduar antes de receber seu primeiro elogio próprio. São os detalhes que nos tornam vencedores. Terminou uma tarefa, se adiantou, tirou uma nota melhor? Elogie-se!

Exemplo prático: Faça uma lista de tarefas diárias e pontue cada uma por grau de importância ou dificuldade. Sempre que vencer uma tarefa de maior pontuação, elogie-se! Os estudos fazem bem ao ego!

Dica Bônus!

Terminou os estudos? Agora assista “O Aluno”, disponível no NetFlix. Ele conta a história real de um africano que tinha o sonho de aprender a ler e escrever e lutou para entrar e frequentar uma escola que recebia apenas alunos de 06 anos. Detalhe: este homem tinha 86 anos. Além de uma bela lição, é também um belíssimo filme.